Quarta-feira, 3 de Outubro de 2007

TVG e outras ideias...

Começo a ficar mais descansado por não ser o único com a ideia que tenho relativamente ao famoso TVG.

Começo a ficar mais contente por ver que não sou o único a achar que o futuro dos paises está na educação... SIMPLESMENTE NA EDUCAÇÃO PORRA!!!!!...

 

Façam favor de ser felizes e de ler o post seguinte que me foi amavelmente remetido pelo Friend Ant. Brito (o Algarve é fantástico...)

 

O Post:

Há uns meses optei por ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio.
Comprado o bilhete, dei comigo num comboio que só se diferenciava dos
nossos Alfa por ser menos luxuoso e dotado de menos serviços de apoio
aos passageiros.
A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder
de vista, demorou cerca de cinco horas.

Não fora ser crítico do projecto TGV e conhecer a realidade económica
e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos,
emblemas únicos dos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos.
Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes
recursos resultantes da substantiva criação de riquez a .

A resposta está na excelência das suas escolas, na qualidade do seu
Ensino Superior, nos seus museus e escolas de arte, nas creches e
jardins-de-infância em cada esquina, nas políticas pró-activas de
apoio à terceira idade. Percebe-se bem porque não construíram
estádios de futebol desnecessários, porque não constroem aeroportos
em cima de pântanos nem optam por ter comboios supersónicos que só
agradam a meia dúzia de multinacionais.

O TGV é um transporte adaptado a países de dimensão continental,
extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de
viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo.

É por isso, para além da já referida pressão de certos grupos que
fornecem essas tecnologias, que existe TGV em França ou Espanha (com
pequenas extensões a países vizinhos). É por razões de sensatez que
não o encontramos na Noruega, na Suécia, na Holanda e em muitos
outros países ricos. Tirar 20 ou 30 minutos ao Lisboa-Porto à custa
de um investimento de cerca de 7,5 mil milhões de euros não terá
qualquer repercussão na economia do País.

Para além de que, dado hoje ser um projecto praticamente não
financiado pela União Europeia, ser um presente envenenado para
várias gerações de portugueses que, com mais ou menos engenharia
financeira, o vão ter de pagar.

Com 7,5 mil milhões de euros pode construir-se mil escolas Básicas e
Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco
mil obsoletas e subdimensionadas (a 2,5 milhões de euros cada uma),
mais mil creches inexistentes (a 1 milhão de euros cada uma), mais
mil centros de dia para os nossos idosos (a 1 milhão de euros cada um).

Ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em
muitas outras carências, como a urgente reabilitação de toda a
degradada rede viária secundária.

CABE ao Governo REFLECTIR.

CABE à Oposição CONTRAPOR.

CABE AOS CIDADÃOS MANIFESTAREM-SE!!!

CABE À TUA CONSCIÊNCIA REENCAMINHAR OU DEIXAR FICAR .

--
Nuno Fitz

publicado por Jneo às 21:05
link do post | comentar | favorito
|

.About me

.pesquisar

 

.Agosto 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Posts recentes

. Este Blog está encerrado....

. Jogo de futebol Porto - B...

. Excesso de velocidade ? Q...

. Link BESTIAL!!!!...

. IKEA: Enlouqueça você mes...

. Aviso da faculdade de Ciê...

. António Barreto no Públic...

. QUEM ELEGE OS POLITICOS?

. Geração dos 30/40...

. Um piada bastante gira e ...

.Arquivos

. Agosto 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

.Links

blogs SAPO

.subscrever feeds